Fórum PC Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Social bookmarking

Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de PC Seguro em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de Fórum PC Brasil em seu site de social bookmarking

Estatísticas
Temos 14810 usuários registrados
O último membro registrado é Josevinil

Os nossos membros postaram um total de 36047 mensagens em 3685 assuntos
Últimos assuntos
» Problema no disco rígido do Windows 11
por joram Seg 01 Abr 2024, 06:35

Quem está conectado?
20 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 20 visitantes :: 1 motor de busca

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 301 em Ter 26 Out 2021, 15:28
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

maio 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
  12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Calendário Calendário


Wi-fi Fon - Você sabia que podem estar usando sua internet wi-fi sem você saber?

3 participantes

Ir para baixo

Wi-fi Fon - Você sabia que podem estar usando sua internet wi-fi sem você saber? Empty Wi-fi Fon - Você sabia que podem estar usando sua internet wi-fi sem você saber?

Mensagem por Deivid Z Ter 10 Dez 2013, 10:08

Olá a todos, apesar de ser iniciante no fórum, acredito que todos devem ler o conteúdo deste tópico

Recentemente, enquanto observava as conexões wi-fi no meu tablet, observei que além de minha conexão tradicional, havia mais uma que ainda não tinha conhecimento do que se tratava. Meu modem é da Oi e eu tinha conhecimento de qual seria a minha rede wi-fi ao aparecer no tablet. É obvio que não seria uma surpresa se ele detectasse o sinal de outras redes wi-fi presentes na vizinhança, porém pude observar que havia um sinal que ainda não conhecia e, aparentemente, o descuidado esqueceu de se proteger com sua senha, dando acesso livre ao sinal sua rede wi-fi para todos que estivessem por perto, tomando vantagem disso e podendo assim, navegar gratuitamente na internet devido ao descuido alheio.

O sinal era livre e até que bem rápido, mas o que eu não imaginava é que este sinal vinha do meu modem Oi Velox. Portanto, seria eu o descuidado desavisado que não protegeu sua rede wi-fi privada? Não exatamente, tratava-se do sinal Fon, uma rede de compartilhamento de wi-fi global no qual seus membros compartilham uma pequena parte de sua banda, proporcionando um sinal de rede wi-fi público gratuito no qual todos podem ter acesso.

Funciona assim: seu modem wi-fi transmite dois sinais wi-fi distintos, o principal que é seu, sua rede wi-fi privada protegida com senha no qual apenas você e sua família poderão ter acesso. Na sua rede, um usuário (seja ele seu parente, amigo, colega de trabalho, etc) poderá usá-la apenas se você der autorização, podendo apenas você liberá-la em determinado dispositivo móvel, sendo necessário a utilização da senha de sua rede privada. Porém, se você vier a fazer parte da comunidade Fon, seu modem libera um segundo sinal, sendo este um sinal público, transmitido de seu modem, que qualquer pessoa pode utilizar gratuitamente e que, de acordo com o que eu pesquisei, utiliza cerca de 10% de sua banda.

É, pessoal, o modo de compartilhamento de arquivos conhecido como Torrent, até a pouco tempo não era tão conhecido, mas atualmente, acredito que a maioria dos usuários saibam do que se trata. Agora, estou apresentando a vocês a primeira rede global de compartilhamento de wi-fi, a Fon.

É isso, pessoalmente, não gostei muito de descobrir que eu estava dando internet de graça para os outros sem saber. Algo que eu gosto de chamar "gato legalizado". Veja no seu modem, mesmo que ele não seja Velox, se este transmite um sinal Fon. E então, você concorda com este modo de compartilhamento global de rede wi-fi?

Para mais informações acessem o link abaixo:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Acessem o link da wikipedia sobre a fon:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por Deivid Z em Ter 10 Dez 2013, 15:34, editado 2 vez(es)
Deivid Z
Deivid Z
Membro
Membro

Mensagens : 131
Reputação : 3
Data de inscrição : 04/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Wi-fi Fon - Você sabia que podem estar usando sua internet wi-fi sem você saber? Empty Re: Wi-fi Fon - Você sabia que podem estar usando sua internet wi-fi sem você saber?

Mensagem por Deivid Z Ter 10 Dez 2013, 10:24

Se você não aprova a ideia, você mesmo pode desativar esta segunda rede pública paralela à sua privada e transmitida pelo seu modem.

Pesquisando na internet, encontrei um tópico muito útil que ensina como desativar o sinal Fon transmitido pelo Oi Velox, estarei postando logo abaixo e no fim, pondo o link de acesso ao tópico:

* Ao fazer este procedimento, você pode estar indo contra alguma clausula de contrato. Verifique isso antes de proceder. Não nos responsabilizamos a qualquer dano causado pelo procedimento, embora ele seja completamente reversível e apenas a nível de software.

1. Entre no setup de seu modem fornecido pela Oi Velox. Geralmente, basta digitar 192.168.1.1 ou 192.168.254.254, mas se você não souber, consulte no Google por seu modelo. O login e senha padrão é admin (admin em ambos, nome de usuário e senha).

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

2. Procure pela guia/opção "manutenção" (avançado, ok, manutenção)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

3. Clique em dispositivo e na aba "arquivo de configuração"

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

4. Clique em "baixar arquivo de configuração" (isto faz uma backup de sua configuração na sua pasta de downloads com o nome tipo: "downloadconfigfile.conf)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

5. Abra o arquivo utilizando o Dreamweaver ou outro editor html ou xml, pode ser até mesmo o próprio Bloco de Notas (Notepad)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

6. Procure por uma linha que tem o código: SSID="OI_WIFI_FON"


/WLANConfigurationInstance>
WLANConfigurationInstance InstanceID="4" SSIDAdvertisementEnabled="1"
Enable="1" MaxBitRate="Auto" Channel="6" AutoChannelEnable="1" RegulatoryDomain="BR" SSID="OI_WIFI_FON" BeaconType="Basic" MACAddressControlEnabled="0" Standard="b/g/n" WEPKeyIndex="1" WEPEncryptionLevel="104-bit" BasicEncryptionModes="None" BasicAuthenticationMode="None" WPAEncryptionModes="AESEncryption" WPAAuthenticationMode="PSKAuthentication" IEEE11iEncryptionModes="AESEncryption" IEEE11iAuthenticationMode="PSKAuthentication" WMMEnable="1" X_MixedEncryptionModes="AESEncryption" X_MixedAuthenticationMode="PSKAuthentication" X_PowerValue="20" X_AssociateDeviceNum="32" X_WlanMacFilterpolicy="0" X_WlanStaWakeEnable="0" X_WlanIsolateControl="1" X_Wlan11NBWControl="20/40" X_Wlan11NGIControl="long" X_Wlan11NHtMcs="33">


Altere o WLANConfigurationInstance InstanceID="4" SSIDAdvertisementEnabled="1" Enable="1"
para WLANConfigurationInstance InstanceID="4" SSIDAdvertisementEnabled="1" Enable="0"

E, se desejar, mude o nome da rede de RegulatoryDomain="BR" SSID="OI_WIFI_FON" para RegulatoryDomain="BR" SSID="WIFI_FON", porém, isto não é importante, o importante e trocar o 1 pelo 0.

7. Use o "salvar como" e coloque um 2 no nome do arquivo (mantendo o original íntegro = downloadconfigfile.conf >>"salvar como">>downloadconfigfile2.conf)

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

8. Volte ao setup do modem e na mesma guia, você encontra o botão para restaurar o backup (carregar arquivo de configuração), espere 2 minutos e pronto!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Você agora está fora do FON.

Caso ocorra algum problema, basta fazer a carga do arquivo original (não editado).

Se tudo der certo, você terá apenas uma rede sem fio ativa agora.

Para saber quantas redes ativas você possui, basta ir em /status>>WLAN

Devem aparecer apenas um canal e um SSID.


Informações tiradas do link:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por Deivid Z em Ter 10 Dez 2013, 10:34, editado 2 vez(es)
Deivid Z
Deivid Z
Membro
Membro

Mensagens : 131
Reputação : 3
Data de inscrição : 04/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Wi-fi Fon - Você sabia que podem estar usando sua internet wi-fi sem você saber? Empty Re: Wi-fi Fon - Você sabia que podem estar usando sua internet wi-fi sem você saber?

Mensagem por larah loures Sáb 27 Set 2014, 12:48

minha rede ( oi velox technicolor) foi rastriada pela oi fon, como que faço para ficar fora dela?
larah loures
larah loures

Mensagens : 0
Reputação : 0
Data de inscrição : 27/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Wi-fi Fon - Você sabia que podem estar usando sua internet wi-fi sem você saber? Empty Re: Wi-fi Fon - Você sabia que podem estar usando sua internet wi-fi sem você saber?

Mensagem por LeooeL Ter 18 Nov 2014, 17:46

Não precisa disso.
É só entrar no ip: 192.168.1.1/fon
LeooeL
LeooeL
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 1
Reputação : 0
Data de inscrição : 18/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Wi-fi Fon - Você sabia que podem estar usando sua internet wi-fi sem você saber? Empty Re: Wi-fi Fon - Você sabia que podem estar usando sua internet wi-fi sem você saber?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos