Fórum PC Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flux RSS


Yahoo! 
MSN 
AOL 
Netvibes 
Bloglines 


Social bookmarking

Social bookmarking reddit      

Conservar e compartilhar o endereço de PC Seguro em seu site de social bookmarking

Conservar e compartilhar o endereço de Fórum PC Brasil em seu site de social bookmarking

Estatísticas
Temos 14806 usuários registrados
O último membro registrado é King empero

Os nossos membros postaram um total de 36043 mensagens em 3684 assuntos
Últimos assuntos
» Possíveis vírus
por joram Sex 15 Mar 2024, 19:05

Quem está conectado?
12 usuários online :: 0 registrados, 0 invisíveis e 12 visitantes

Nenhum

O recorde de usuários online foi de 301 em Ter 26 Out 2021, 15:28
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

março 2024
SegTerQuaQuiSexSábDom
    123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Calendário Calendário


Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade

2 participantes

Ir para baixo

Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade Empty Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade

Mensagem por luccas_jf Seg 05 maio 2014, 15:00

Bom, em primeiro lugar gostaria de agradecer aos organizadores e moderadores do fórum, a princípio cheguei aqui pra tentar resolver uns problemas na minha máquina mas vi que existem vários tópicos interessantes para serem discutidos. Acho que uma temática válida para a reflexão é o atual momento que vivemos em termos reagulatórios da internet. O marco civil me parece ser resultado de vários acontecimentos ao redor do mundo.
Há alguns anos atrás acompanhamos o video e os milhares de documentos sigilosos que "vazaram" no Wikileaks e que colocaram em cheque uma politica de guerra dos EUA nos seus meandros. Alguns escandalos envolvendo empresas de grandes capitais ao redor do mundo (petrobras, bancos da finlandia etc). Algumas afirmações do Edward Snowden de que a internet era amplamente monitorada pelo governo dos Estados unidos conjuntamente com grandes empresas do ramo da internet, que coletavam dados e os repassavam aos governos. Nem a propria Dilma escapou, alguns memorandos citavam a presidenta ainda quando ela era chefe da casa civil.
esses episódios mostram de forma evidente que deve haver algum tipo de controle no mundo virtual, mas esse controle seria o marco civil aprovado recentemente? Alguem já deu uma olhada na íntegra? Mais interessante do que ver o projeto aprovado são as propostas de emenda de alguns politicos e até empresas do país (mesmo as propostas rejeitadas pela comissão responsável por elaborar o documento já valem pra conseguir captar que o maior objetivo é ter maior controle sobre os usuários, e não para garantir a privacidade e a liberdade na rede).
Eu tenho um receio absurdo de que as grandes empresas que compõem a industria fonografica caiam em cima de novo sobre os usuários.

Qual é a opinião de vocês?
luccas_jf
luccas_jf
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 29
Reputação : 2
Data de inscrição : 04/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade Empty Re: Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade

Mensagem por Lord Enigm@ Seg 05 maio 2014, 15:06

Olá!

luccas_jf escreveu:

(...)

esses episódios mostram de forma evidente que deve haver algum tipo de controle no mundo virtual, mas esse controle seria o marco civil aprovado recentemente?

Mais interessante do que ver o projeto aprovado são as propostas de emenda de alguns politicos e até empresas do país (mesmo as propostas rejeitadas pela comissão responsável por elaborar o documento já valem pra conseguir captar que o maior objetivo é ter maior controle sobre os usuários, e não para garantir a privacidade e a liberdade na rede).

(...)

Qual é o cerne do assunto deste tópico? Privacidade ou política?

Se for privacidade esquece; isso nunca existiu na grande rede.

[ ]'s
avatar
Lord Enigm@
Banido
Banido

Mensagens : 155
Reputação : 88
Data de inscrição : 22/11/2013
Idade : 110
Localização : Hellraiser

Ir para o topo Ir para baixo

Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade Empty Re: Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade

Mensagem por luccas_jf Seg 05 maio 2014, 15:19

Pode ser qualquer um dos dois pontos de vista, eu me considero um usuário comum da internet, sem profundos conhecimentos na área e coloquei o tema aqui mais pra saber a opinião de pessoas mais interadas com o mundo digital. Recentemente eu li um livro do Assange feito em cima de uma entrevista que ele concedeu com algumas pessoas da área pro canal dele, a abordagem não era sobre privacidade exatamente, mas sobre a evolução do controle dos governos e da grande industria sobre os usuarios como um todo, num contexto político (como no Egito, por exemplo) e num contexto do dia a dia do usuário (filmes, musicas, jogos "pirateados").
Mas de qualquer forma fique a vontade pra colocar os seus apontamentos, seja sobre privacidade e controle, sobre o marco civil, sobre a validade ou não de existirem cyberativistas. o tema é bem vasto
luccas_jf
luccas_jf
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 29
Reputação : 2
Data de inscrição : 04/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade Empty Re: Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade

Mensagem por Lord Enigm@ Seg 05 maio 2014, 23:42

Olá!

luccas_jf escreveu:

Pode ser qualquer um dos dois pontos de vista

Qualquer um dos dois o tópico será um natimorto.

luccas_jf escreveu:

Recentemente eu li um livro do Assange feito em cima de uma entrevista que ele concedeu com algumas pessoas da área pro canal dele, a abordagem não era sobre privacidade exatamente, mas sobre a evolução do controle dos governos e da grande industria sobre os usuarios como um todo

Se o cerne dessa entrevista não é o cerceamento da privacidade pelos governos, é o que então?

Assange político?, para presidencia?

Quem sabe...
avatar
Lord Enigm@
Banido
Banido

Mensagens : 155
Reputação : 88
Data de inscrição : 22/11/2013
Idade : 110
Localização : Hellraiser

Ir para o topo Ir para baixo

Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade Empty Re: Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade

Mensagem por luccas_jf Ter 06 maio 2014, 01:41

Eu tive dificuldade de diferenciar privacidade de política quando você perguntou, mesmo porque a palavra privacidade quase nunca aparece sozinha, ela é exercida na rede depois de uma escolha de uma organização que deve declarar o que realmente existe em seus processos de gerenciamento da informação aos usuários de seus serviços, que é o foi denunciado pelo snowden e outros. Essas escolhas é que definem os processos e formam a sua politica de privacidade (e quando não há uma legislação que estabeleça limites fica ainda mais livre). Está tudo linkado e existem vários eixos para entender os porquês dessas questões e eu to longe de sacar tudo. É uma questão política que me pareceu ultrapassar os limites do privado e chegou nas esferas de governo, que foi forçado a tomar algumas medidas, e me pareceu bem consensual, vi lá que eles so se alfinetaram por conta de uns poucos artigos (pelo que vi só teve uma bancada contrária,).
O que movimentou essa carruagem ai foram os diversos escandalos que vieram à tona. Aqui no Brasil mesmo, essas manifestações que se espalharam no país em 2013, há poucos anos atrás isso era impensável e duvido muito que veríamos algo desse tippo se estes eventos fossem a principio convocados pelas entidades mais tradicionais como sindicatos e afins. E se (e esse e se é viajado) chegássemos no momento que essas relações entre uma prestadora de serviços da internet pudesse prejudicar de alguma forma estas pessoas a partir de dados pessoais obtidos de forma silenciosa e ilegal?(como no caso dos EUA)
Você mesmo colocou isso no topico "privacidade nunca existiu" e concordo em parte com isso, mas é bom pensar... porque se fala tanto nela? Porque a Mozilla coloca uma pesquisa ( é mais uma divulgação de seus valores do que uma pesquisa)na pagina inicial do seu navagador tratando uma tema como "a internet que queremos?" e oferece seu produto como um diferencial de mercado pelo fato de ser um dos navegadores que estão fora da "blacklist snowden". Eu só vejo um assunto bem abrangente e um local com o publico que parece ser bem ligado ao tema, afinal o próprio fórum surge de uma necessidade ligada a privacidade e segurança, nao vejo nenhum natimorto, só uma discussao interessante.
Com relação ao Assange presidente eu nao entendi muito bem o que você quis dizer, eu nao imagino isso, apesar dele ter declarado a intenção de ir pro parlamento australiano. Se candidatasse só ia ser mais um que eu não ia voltar, nem aqui eu costumo votar em candidato, e também nem sou australiano rs!
luccas_jf
luccas_jf
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 29
Reputação : 2
Data de inscrição : 04/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade Empty Re: Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade

Mensagem por Lord Enigm@ Qua 07 maio 2014, 16:36

Ola!

luccas_jf escreveu:

Você mesmo colocou isso no topico "privacidade nunca existiu" e concordo em parte com isso, mas é bom pensar... porque se fala tanto nela? Porque a Mozilla coloca uma pesquisa ( é mais uma divulgação de seus valores do que uma pesquisa)na pagina inicial do seu navagador tratando uma tema como "a internet que queremos?" e oferece seu produto como um diferencial de mercado pelo fato de ser um dos navegadores que estão fora da "blacklist snowden".

A Mozilla tinha uma brecha explorada por um trojano criado dentro da NSA; como eles sabiam disso? Outro detalhe para você pensar, quem financia a fundação Mozilla?.

Como pode-se ter privacidade em uma rede onde, além dos próprios usuários que a uctilizam expõe seus próprios dados, e termos um protocolo altamente esburacado? Existem protocolos melhores; em gavetas.

Skipe foi comprado (por quem?); TOR já está vulnerável; vide pesquisas governamentais sobre tecnologia quântica.

Snowden; mais uma cria do sistema que saiu da Matrix e agora é inimigo number one do "mundo".
avatar
Lord Enigm@
Banido
Banido

Mensagens : 155
Reputação : 88
Data de inscrição : 22/11/2013
Idade : 110
Localização : Hellraiser

Ir para o topo Ir para baixo

Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade Empty Re: Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade

Mensagem por luccas_jf Qui 08 maio 2014, 14:25

A respeito da fundação Mozilla eu só citei como exemplo mesmo, eu não acredito que seja uma organização que tenha sido deixada de lado pela política governamental dos EUA, quando falei da declaração de valores da mesma foi apenas em âmbito organizacional, coisa que qualquer empresa faz pra divulgar seu sitema de gestão(política, missão e valores), nao quer dizer necessariamente que aquelas linhas sejam cumpridas da mesma maneira como são declaradas. Sobre o financiamento da Mozilla eu não tenho tanto conhecimento, vem de onde? Me parece que a palavra privacidade acabou virando um grande modismo, um conceito em alta no mercado da internet que na verdade nao existe e pelo que você falou não tem condições de existir da maneira como é feita hoje.

A respeito da privacidade, realmente, os proprios usuarios divulgam grande parte dos seus dados, e o ponto que eu queria chegar era mais ou menos esse. O marco civiil recentemente aprovado sucita uma outra pergunta já que a privacidade no sentido estreito da palavra nunca existiu na grande rede como você mesmo apontou. Acho que seria meio que "o marco civil garante a privacidade que queremos?" ou uma outra "qual a privacidade que queremos?". Eu acho que foi importante até certo ponto, pra estabelecer certos limites (que eu nem faço idéia se serão cumpridos, mas é só olhar pra legislação brasileira e a pratica da mesma pra ver o abismo que existe entre o que é garantido num papel e o que é garantido na pratica, na ralidade).

o TOR vive sendo atualizado, parece que quase toda semana e já acompanhei algumas discussoes a respeito sobre a garantia do anonimato na rede, acho que já foi um bom instrumento, nao parece mais ser tao confiavel.

Se voce souber de alguns sites que colocam essas questoes em pauta por favor indique por aqui, eu acho o assunto bem interessante.

ah e o skype foi comprado por quem?
luccas_jf
luccas_jf
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 29
Reputação : 2
Data de inscrição : 04/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade Empty Re: Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade

Mensagem por Lord Enigm@ Sex 09 maio 2014, 01:18

Olá!

luccas_jf escreveu:

A respeito da privacidade, realmente, os proprios usuarios divulgam grande parte dos seus dados, e o ponto que eu queria chegar era mais ou menos esse. O marco civiil recentemente aprovado sucita uma outra pergunta já que a privacidade no sentido estreito da palavra nunca existiu na grande rede como você mesmo apontou. Acho que seria meio que "o marco civil garante a privacidade que queremos?" ou uma outra "qual a privacidade que queremos?". Eu acho que foi importante até certo ponto, pra estabelecer certos limites (que eu nem faço idéia se serão cumpridos, mas é só olhar pra legislação brasileira e a pratica da mesma pra ver o abismo que existe entre o que é garantido num papel e o que é garantido na pratica, na ralidade).

A realidade é nua e crua e só não enxerga quem não quer (ou se faz). -A legislação brasileira já tinha (e ainda tem) todos os meios de buscar, achar e punir os cibercriminosos antes do marco civil; vide escandalos recentes de quadrilhas presas do sul ao nordeste e de algúns casos atrás. Quer maior caso de repercussão recente onde foi o estopim da coisa? Vide caso Carolina Dieckmann, onde pegaram um pato para pagar o almoço e fizerem disso o estopim magnífico da imprensa; liderada pelos banqueiros, é claro. A coisa só começou a ter valor (feder) quando eles puseram "as mãos" no senado.

O marco civil não tem valia nenhúm e o grande tiro no pé será quando a coisa se voltar para eles próprios; isso não tardará em acontecer. Infelizmente não temos pessoas capacitadas tecnologicamente para criarem e/ou promulgarem tais leis. Temos parlamentares que acham que conhecem a coisa, fazem um plebiscito publico online (para na verdade se resguardarem) ao invés de consultarem quem realmente conhecem da coisa; detalhe, temos algúns orgãos "governamentais" onde poucos conhecedores sobre o assunto poderiam opinar com sabedoria. Foram consultados? Infelizmente o *brasileiro é idiota e tem o ego inflado portanto, tem mais é que se ferrar. Não achas?

luccas_jf escreveu:

o TOR vive sendo atualizado, parece que quase toda semana e já acompanhei algumas discussoes a respeito sobre a garantia do anonimato na rede, acho que já foi um bom instrumento, nao parece mais ser tao confiavel.

Se voce souber de alguns sites que colocam essas questoes em pauta por favor indique por aqui, eu acho o assunto bem interessante.

ah e o skype foi comprado por quem?

Pois é, o TOR já era. Como eu lhe disse, *brasileiro ainda insiste... , e, vide tecnologia quântica.

Você não tem Skype? Não é dificil saber; uma rápida busca pelo Oráculo e você saberá quem o comprou.

Quanto aos links de sítios ao qual solicitastes é fácil a busca das informações, para isso, use as Tags adequadas; apesar de que, na Web as informações vem conforme os interesses, se ainda quiseres ou precisares de informações mais reais e precisas recomendo a DW.

Por isso perguntei se o tópico era sobre privacidade ou política. Não gosto de opiniar pela segunda opção Wink. Me dá náuseas só de postar. De minha parte gerou um natimorto.

Você joga xadrez? Temos um tópico interessante no fórum sobre esse jogo magnífico.

Me lembrei do LB agora... será?
avatar
Lord Enigm@
Banido
Banido

Mensagens : 155
Reputação : 88
Data de inscrição : 22/11/2013
Idade : 110
Localização : Hellraiser

Ir para o topo Ir para baixo

Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade Empty Re: Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade

Mensagem por luccas_jf Sex 09 maio 2014, 18:54

PO xadrez eu nao tenho manha nenhuma mesmo,é um jogo que eu deveria ter aprendido. vou começar no bêabá aqui e quem sabe não participo no em algum tópico do fórum. Eu jogo um Age 3, voce curte?
luccas_jf
luccas_jf
Iniciante
Iniciante

Mensagens : 29
Reputação : 2
Data de inscrição : 04/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade Empty Re: Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade

Mensagem por Lord Enigm@ Sáb 10 maio 2014, 21:37

luccas_jf escreveu:

PO xadrez eu nao tenho manha nenhuma mesmo,é um jogo que eu deveria ter aprendido.

Altamente recomendado. Estimula a lógica e o raciocínio.

[ ]'s
avatar
Lord Enigm@
Banido
Banido

Mensagens : 155
Reputação : 88
Data de inscrição : 22/11/2013
Idade : 110
Localização : Hellraiser

Ir para o topo Ir para baixo

Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade Empty Re: Cyberativismo, Marco Civil da Internet, Assange Nsa e privacidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos